Florais de Bach – Grupo dos medos

Hoje vamos dar continuidade ao artigo publicado na semana anterior e abordar com um pouco mais de especificidade cada um dos 38 florais que encontramos neste método. Como verificado, as 38 essências podem ser divididas em 7 grupos emocionais e nada melhor que começar com o grupo dos medos, que tanto faz sentido no momento que atravessamos. O medo é um dos grandes conflitos que as pessoas vivem e pode-se apresentar de diferentes formas. Para ajudar a ultrapassar esta barreira, os Florais de Bach, apresentam 5 essências específicas, que têm as seguintes características: 

  • ASPEN (Choupo ou Álamo – “populus tremula”) – De forma geral, serve para pessoas que apresentam nervosismo, preocupações ou medos vagos, não específicos. O nervosismo dessas pessoas fazem com que se sintam aceleradas, inseguras e trémulas, não tendo muita autoconfiança. São pessoas com um sentimento geral de preocupação. Pessoas com medo perante o desconhecido.

Efeitos positivos da essência: é a essência para a coragem, para ultrapassar barreiras do medo e da vulnerabilidade. Criar uma atitude mais aberta e confiante em relação à vida. Ajuda a descobrir a força interior e libertar-se da preocupação. Útil para crianças que não querem ir para a cama, escola ou conhecer pessoas novas.

  • CHERRY PLUM (Cerejeira – “Prunus cerasifera”) – Serve para pessoas que apresentam medo de perder o controlo, medo da loucura, de perder a cabeça. Costumam apresentar uma grande tensão mental ou emocional, sentindo-se incapazes de lidar com as situações, criando medo de enlouquecer. Também é indicado para aquelas pessoas que têm impulsos em fazer mal a si próprias.

Efeitos positivos da essência: Alívio da pressão mental e medo de um esgotamento nervoso, promovendo uma sensação de força interior, estabilidade, paz e bem-estar mental. Ajuda a não perder o controlo quando confrontadas com uma situação stressante.

  • MIMULUS (Mímulo ou Mimosa – “Mimulus guttatus”) – Característica geral de pessoas com medos de origem conhecida. Indicado para pessoas tímidas e reservadas, que tendem a evitar confrontos (“calados que nem um rato”). São sensíveis, mas que se enervam e se preocupam facilmente, mesmo com coisas pequenas. Não gostam de multidões e eventos sociais com muito barulho. Reconhecem o seu medo.

Efeitos positivos da essência: Mais uma essência para a coragem. Dá às pessoas tímidas e reservadas a força interior que necessitam para dizer o que pensam. Permite sentirem-se confiantes e não intimidadas pelos outros. Bom para “tomar” antes de uma entrevista, exame ou qualquer tipo de confrontação.

  • RED CHESTNUT (Castanheiro-vermelho – “AEsculus carnea”) – Característica geral de pessoas com receio (excesso de preocupação) pelo bem-estar dos outros. Em casos extremos leva a sentimentos egoístas pois só estão em paz quando os seus entes queridos não correm riscos (ex: pais excessivamente protetores “Tem cuidado”; “não corras depressa senão vais cair”…). Podem até perder o sono e entrar em grande stresse.

Efeitos positivos da essência: Esta essência atua bem para acalmar as mentes receosas, perante medos infundados sobre o bem-estar dos outros. Ajuda a parar de se afligir e atormentar os outros. 

  • ROCK ROSE (Heliântemo ou Rosa-rupestre – “Helianthemum nummularium”) – Para pessoas com pânico e terror extremo, muitas vezes em situações adversas.  O medo tolda as pessoas de tal forma que ficam quase paralisadas, sem conseguir falar do que aconteceu ou do que têm medo. 

Efeitos positivos da essência: Apresenta um efeito bom para acalmar o corpo e a mente. Ajuda, aquando de medo extremo, a serem mais capazes de lidar com a situação e a recuperar o controlo. Acalma os nervos, liberta a tensão e é útil para combater os pesadelos.

São estas as 5 essências que trabalham os medos e nos ajudam a superá-los, através da sua energia positiva. Na próxima semana vamos entrar no mundo das incertezas que se trata do 2º grupo emocional. Vai acompanhando este universo que são os Florais de Bach.

Um abraço do amigo fisioterapeuta/osteopata
João Cardoso

Referências Bibliográficas:
Vennells, David (2015). Guia Completo dos Florais de Bach – 38 essências que curam. Editora: Pergaminho.

Tags are not defined for this post