Florais de Bach – Grupo emocional para o Desespero e Desolação

Hoje entramos em mais um grupo emocional onde os Florais de Bach nos podem ajudar. E para o grupo do desespero e desolação, contamos com 8 essências específicas que apresentam as seguintes características:

  • CRAB APPLE (Macieira Brava – “Malus pumila”) – Para pessoas que se sentem sujas, impuras. Também característico em pessoas que têm obsessão pelas limpezas, sentindo-se sujas tanto física como psiquicamente. A nível físico pode seguir-se a uma doença, ou intoxicação, sentindo-se que ainda não estão limpas. A nível psíquico, temos o exemplo de uma pessoa que esteve em contacto com alguém que não confia, ou gosta, ou mesmo num final de relacionamento e a presença ainda é sentida (maior quando já viviam juntas). Muito preocupadas com a limpeza que em casos extremos podem sofrer uma perturbação obsessivo-compulsiva. Também indicada para pessoas que não gostam de si próprias.

Efeitos positivos da essência – Ajuda estas pessoas a apresentar uma atitude sensata e equilibrada da vida, não dando valor a coisas insignificantes. Em pessoas que se sentem sujas, ficam com a sensação de que estão limpas física e mentalmente. Começam a sentir-se mais descontraídas, sentindo-se bem consigo mesmas (cuidado com as vítimas de violações ou agressões sexuais que se sentem sujas).

  • ELM (Ulmeiro ou Olmo – “Ulmus procera”) – Aquelas pessoas que se sentem “esmagadas” pelo peso do trabalho, desanimadas pelo excesso de trabalho. Típico de pessoas competentes, ocupando posições de autoridade ou responsabilidade. Esta situação leva por vezes a insegurança. Sensação de lidar com demasiados problemas ao mesmo tempo, sentindo-se confusas com tanto stress, tendo a sensação de perder o controlo da situação. Não se apercebem da acumulação de stress, não conseguindo abrandar ou pedir ajuda. 

Efeitos positivos da essência – Elm promove a serenidade mental, a força interior e a desembaraçar-se. Diminui a noção de orgulho destas pessoas, ajudando-as a pedir ajuda. Ao levá-las a organizar os problemas, torna-se mais fácil de estabelecer prioridades e organizar o tempo para conseguir fazer o que pretende. Fomenta padrões de pensamento claros, racionais e metódicos e dissipa a confusão e stress mental, aumentando a autoconfiança, força interior e estabilidade emocional.

  • LARCH (Larício ou Lariço – “Larix decidua”) – Encontramos pessoas com falta de confiança, que estão sempre a antecipar o fracasso. Não têm confiança nas suas capacidades para serem bem sucedidas numa situação, embora sejam perfeitamente capazes. São pessoas que perdem várias oportunidades na vida por causa disso, recuando e deixando-se passar pelos outros na vida, quando elas poderiam ter feito aquilo. Têm muita falta de autoconfiança, deixando as coisas andar na maior parte das vezes, com medo de fracassar. 

Efeitos positivos da essência – Esta essência ajuda as pessoas a desenvolver fé e confiança nelas próprias, a serem mais autoconfiantes e a desenvolverem o desejo de mergulharem na vida com coragem e intrepidez. Muitas vezes após realizar esta essência podemos verificar as pessoas a tomarem decisões importantes na sua vida, parecendo que renasceram, recuperando o tempo perdido.

  • OAK (Carvalho – “Quercus robur”) – Característica de pessoas fortes, firmes e fiáveis, com enorme sentido de dever, esforço constante, de luta. Pessoas que nunca deixam os outros ficar mal, que estarão presentes quando é preciso.  Têm o seu próprio ritmo e seguem as tendências e modas passageiras. Normalmente, possuem uma enorme energia e capacidade de resistência, não desistindo quando as coisas se complicam. Mas pode ser um aspecto complicado, pois não sabem quando parar. É comum terem medo de perder a sua saúde, a sua força.

Efeitos positivos da essência – Essência excelente para a força, determinação e para o empenho. Ajuda a desenvolver a capacidade de resistência, por vezes necessária para ultrapassar algo necessário e desgastante. Também é útil para desenvolver maior sensibilidade, a brandura e a ponderação que por vezes falta nestas pessoas. 

  • PINE (Pinheiro – “Pinus sylvestris”) – Podemos encontrar aqui pessoas que apresentam um sentimento de culpa constante e de não merecimento. São muito duras com elas mesmas e com pensamentos de autopunição. A maioria passou por uma educação severa. Têm dificuldade em relaxar e tendem a pedir desculpas constantemente, pois afirmam que a culpa é delas quando as coisas correm mal (Ex: “eu devia ter percebido que isto ia acontecer…”). 

Efeitos positivos da essência – Ajuda a libertar-se dos constrangimentos da culpa dolorosa e controladora. Permite parar de pedir desculpas a toda a gente e ajuda a sentirem-se bem consigo mesmas, percebendo que não são más nem depravadas. Também ajuda a ultrapassar sentimentos de culpa, mesmo que sejam antigos, combatendo a autocensura e o remorso.

  • STAR OF BETHLEHEM (Estrela-de-belém ou Leite-de-galinha – “Ornithogalum umbellatum”) – Para pessoas que experienciam qualquer tipo de CHOQUE grande (Ex: morte de pessoas, acidentes…). Para traumas que sejam atuais ou do passado, conscientes ou inconscientes. Muitas vezes sentem-se desorientadas, perdidas e aturdidas quando falam dos seus problemas (Ex: “nem acredito no que me aconteceu”). 

Efeitos positivos da essência – Esta essência traz serenidade e alívio da sensação de choque, desapegando-se do(s) acontecimento(s) que as perturbou. Promove um estado emocional e mental mais realista, trazendo clareza, perspectiva e tranquilidade à mente. Ótimo para situações de luto.

  • SWEET CHESTNUT (Castanheiro-doce – “Castanea sativa”) – Pessoas que apresentam cansaço mental extremo, angústia extrema, que se sentem desesperadas. Estão de tal forma perturbadas que ninguém as consegue confortar. O sofrimento e angústia psicológica é tão grande que sentem um vazio interno e um peso a nível físico (podem chegar a desejar a morte). Sensação de destruição e desolação interna, com a crença de que já não há esperança de um futuro melhor.

Efeitos positivos da essência – A essência apresenta um efeito calmante e apaziguador muito bom. Como a parte emocional nesta pessoas é tão forte, ao realizarem este floral, têm uma sensação de alívio, onde a tensão interna começa a desvanecer, sentindo mais esperança e com uma atitude mais positiva. Regressa o optimismo e a vontade de encarar a vida com uma atitude mais positiva.

  • WILLOW  (Salgueiro amarelo ou Chorão – “Salix vitelina”) – Pessoas que sentem ressentimento, amargura, rancor, encontrando-se numa introspeção ou egocentrismo. Reagem às adversidades ficando caladas, distantes, muitas vezes melancólicas entregando-se aos problemas. Estas pessoas tendem a enfraquecer a energia dos outros. Estão sempre a remoer os seus problemas e reveses do passado, reconfortando-se na sua tristeza. 

Efeitos positivos da essência – Ajuda a pessoa a sair do seu egocentrismo obsessivo, ficando menos absorvidas nos seus problemas.  Tornam-se mais optimistas e menos presas no seu mundo de pessimismo. Começam a nutrir mais interesse pelo bem-estar dos outros, apercebendo-se do seu egoísmo.

Desta forma, terminamos mais um grupo emocional, restando apenas o grupo para o sofrimento pelos outros, para assim terminar esta caminhada pelas 38 essências que fazem parte do kit dos Florais de Bach. Para a semana ficaremos a conhecer as últimas 4 essências para completarmos todos os florais. 

Até para a semana, com boas energias.

Um abraço do amigo fisioterapeuta/osteopata

João Cardoso

Referências Bibliográficas:
Vennells, David (2015). Guia Completo dos Florais de Bach – 38 essências que curam. Editora: Pergaminho.