Florais de Bach – Grupo para as Incertezas

E para dar seguimento aos artigos das semanas anteriores, hoje vamos explorar o segundo grupo emocional, aquele mais específico no trabalho das incertezas. Para ajudar neste tipo de situações, os Florais de Bach apresentam 6 essências que apresentam as seguintes características:

  • CERATO (Cerato – “Ceratostigma willmottiana”) – Como características gerais destas pessoas, temos as indecisões, a dúvida constante sobre si mesma. Pessoas que estão sempre a pedir os conselhos e opiniões dos outros. Apresentam-se aqui as pessoas com personalidade de insegurança e que têm dificuldade em confiar no seu próprio discernimento, logo são facilmente influenciadas pelos outro. Estas pessoas são dificilmente líderes e confiam muito nas capacidades dos outros. Mesmo quando tomam uma decisão, continuam a questionar-se sobre ela.

Efeitos positivos da essência: ajuda a ter mais clareza, confiança e poder de decisão. Podem continuar a pedir conselhos, mas de forma mais positiva. Leva a ter a mente mais “aberta” e novas ideias, deixando de ser tão influenciáveis pelos outros. Ajuda a atingir mais clareza de espírito e a confiar mais nas suas tomadas de decisão.

  • GENTIAN (Gendana-amarela – “Gentiana amarela”) – características de pessoas que vivem em desânimo, desespero, pessimismo, dúvida de tudo. Serve para aquelas que desistem facilmente perante alguma dificuldade ou contrariedade. Muitas vezes têm boas ideias e intenções no início de um projeto, mas deixam-se desencorajar facilmente quando algo corre mal. Muitas vezes pode levar a leves “depressões” por não conseguir. 

Efeitos positivos da essência: esta essência ajuda a restabelecer a esperança e a confiança nas suas capacidades para atingir o objetivo. Perante dificuldades, sentem-se menos derrotadas e mais inclinadas para tentar novamente, incutindo empenho e perseverança face à adversidade, libertando-se da insegurança. Bom para aquelas pessoas que sofrem um revés, como chumbar num exame, deixar escapar uma promoção, ou ter problemas num relacionamento…

  • GORSE (Tojo – “Ulex europaeus”) – encontramos aqui as pessoas que estão em desespero e desânimo profundo. Essas pessoas estão tão deprimidas que nada as conforta e é difícil sair do desânimo. Em comparação com a anterior, esta é uma situação mais grave, onde elas quase se afundam no seu desespero, sentindo que não existe esperança.

Efeitos positivos da essência: como a situação é forte, também o efeito positivo pode ser extraordinário. Pode existir logo uma sensação de esperança e começar a acreditar que o futuro lhe pode trazer situações interessantes. As pessoas tomam consciência do desespero em que estavam e do seu impacto negativo, arrependendo-se da forma como agiu e faz um esforço para ser mais positiva. Transmite uma vitalidade crescente e desejo de melhorar.

  • HORNBEAM (Bétula – “Carpinus betulus”) – Serve para pessoas com falta de entusiasmo e cansaço (mental, mais que físico). Existe a sensação de fraqueza só de pensar que têm de fazer algo que não querem (Ex: o “síndrome de segunda feira”). Pode ser utilizado em situações de “obrigação” de ter de visitar alguém, a ir a uma festa quando não pretende sair de casa. 

Efeitos positivos da essência: ajuda na recuperação do entusiasmo, força e aumento do interesse pela vida. Útil para pessoas que têm obrigações e deveres que preferiam não ter. Também pode ser benéfico para crianças que pensam em ter de ir para a escola, fazer os seus trabalhos ou iniciar algum desporto e não têm vontade.

  • SCLERANTHUS (Escleranto – “Scleranthus annuus”) – característica de pessoas com indecisão interna (sempre a mudar de ideias), ou indecisas entre duas coisas. Estas pessoas preocupam-se e são inquietas, mas para si. Perante uma decisão, não pedem ajuda, mas ficam a “remoer” sobre isso e mesmo tomando uma decisão, estão sempre em dúvida e podem estar sempre a mudar de opinião até chegar aquela definitiva. 

Efeitos positivos da essência: indicado quando existe flutuações mentais e emocionais. O efeito é desenvolver uma mente equilibrada e uma perspectiva mais estável sobre a vida. Permite dar uma maior segurança interior para partilhar as preocupações com os outros e proporciona mais estabilidade mental, clareza e desenvolver uma mente confiante e decidida. Também é eficaz para os enjoos sentidos durante as viagens.

  • WILD OAT (Aveia-silvestre – “Bromus ramosus”) – pessoas que procuram um rumo ou propósito (desânimo constante por uma dúvida vocacional). Muitas vezes permanecem apáticas e sem energia devido à falta de rumo ou propósito de vida. Aparecem aqui as pessoas que tiveram muitas experiências, empregos, companheiros ou até mudanças de casa, como se tivessem sempre à procura de alguma coisa. Isto leva a sentirem-se cansadas, desiludidas e sem objetivos, tratando-se de uma busca também mental. 

Efeitos positivos da essências: ajuda essas pessoas indecisas e sem rumo a desenvolver uma maturidade interna e a encontrar um propósito de vida, tornando-as mais responsáveis. Ajuda a pessoa a procurar um novo rumo na vida, mas que sente dificuldade em perceber claramente qual o adequado, estando em encruzilhadas importantes na vida. Pode ser interessante no decorrer da adolescência, quando estes estão relutantes em tornar-se adultos maduros e responsáveis.

São estas as 6 essências que nos ajudam no mundo das incertezas. Para a semana, volto com mais 2 grupos emocionais, que podes ir acompanhando.

Um abraço do amigo fisioterapeuta/osteopata

João Cardoso

Tags are not defined for this post