Florais de Bach – Grupos emocionais para a Solidão e para Pessoas Influenciáveis

E continuamos a navegar pelo “mundo” dos Florais de Bach, hoje com a pesquisa de mais 2 grupos emocionais, o Grupo para a Solidão e o Grupo para Pessoas Influenciáveis. Para trabalhar pessoas que fazem parte do primeiro grupo, os florais apresentam 3 essências específicas e para o segundo, contaremos com 4 essências. Assim, no grupo para a solidão, contamos com os seguintes florais:

  • HEATHER (Urze – “Calluna vulgaris”) – Aqui vamos encontrar pessoas egocêntricas (pessoas centradas em si mesmas), que não gostam de estar sozinhas e que não escutam nada que os outros dizem, mas que gostam que as ouçam. Gostam do som da sua voz e quantas mais pessoas a ouvirem melhor, partilhando as suas preocupações, problemas ou qualquer coisa da vida delas. Tentam controlar as conversas.

Efeitos positivos da essência – Ajuda estas pessoas a interessarem-se pelo bem-estar dos outros. Ficam mais descontraídas quando estão sozinhas e deixam de ficar menos absorvidas pelas suas questões, existindo um “mundo” para além delas mesmas.

  • IMPATIENS (Impaciência – “Impatiens glandulífera”) – Pessoas que são impacientes perante as coisas, muito irritáveis, facilmente frustráveis, muito rígidas e aceleradas. Aquelas que são precipitadas nos pensamentos e ações. Perdem a calma facilmente, muitas vezes falam muito depressa e são precipitadas. Normalmente preferem trabalhar sozinhas sem interferências dos outros. Detestam estar em filas. Têm muita dificuldade em relaxar e estar sentadas durante algum tempo, aborrecendo-se facilmente.

Efeitos positivos da essência – Vai ajudar as pessoas a relaxar e a levar a vida um pouco mais devagar. Tornam-se menos frenéticas e conscientes de que a vida é melhor quando abrandamos o ritmo. Começam a reparar em coisas que não reparavam antes e apresentam mais tempo e paciência para com os outros. Útil quando passamos por um período de tensão, irritabilidade e impaciência (ex: depois de uma doença; espera de um resultado…).

  •  WATER VIOLET (Violeta-d´água – “Hottonia palustris”) – Aqui encontramos aquelas pessoas orgulhosas, distantes dos outros, reservados e mesmo os que vivem na solidão. Muitas vezes consideradas arrogantes, que se costumam sentir superiores aos outros. Isto pode levar a uma existência solitária, incapazes de falar com os outros dos seus problemas. Pessoas reservadas e pensativas que não gostam de multidões, sítios barulhentos ou festas. 

Efeitos positivos da essência – Ajuda as pessoas a desenvolver mais confiança nos outros (para os ouvir), uma maior humildade (o antídoto para o orgulho). Ajuda as pessoas a perceber que não precisam de viver isoladas, que não têm sempre razão e que precisam dos outros para sobreviver. Tornam-se mais sensíveis e amigáveis e menos distantes.

Passamos agora para as essências do grupo para pessoas influentes:

  • AGRIMONY (Agrimónia – “Agrimonia eupatória”) – Encontramos as pessoas com preocupações escondidas (ou mascaradas por excesso de alegria), com muita ansiedade. Por terem dificuldade em falar abertamente dos seus problemas, reprimem as coisas dentro de si. Tendem a não dar confiança aos outros a nível emocional. Podem existir traumas emocionais na infância e adolescência que as levam até aqui.

Efeitos positivos da essência – Doses regulares deste floral pode ajudar as pessoas a sentirem-se mais descontraídas, abertas e sinceras. A “máscara” começa a cair e os problemas interiores vêm à superfície e dissipam-se. Ajuda a confiar mais nos outros e estar em paz consigo própria. 

  • CENTAURY (Centáurea-menor – “Centaurium umbellatum”) – Pessoas que apresentam fragilidade, submissão (facilmente influenciáveis), demasiado subservientes. Não têm perfil de líderes, são pessoas que gostam de se integrar numa equipa e receber ordens, em vez de as dar. Não gostam de responsabilidade, ficam na retaguarda, sem tomar grandes decisões. Costumam ser pessoas gentis, simpáticas e discretas (sem serem vistas). Num extremo, podem ser maltratadas pelos outros, que se aproveitam delas. Também podem chegar à exaustão devido à sobrecarga de trabalho e dificilmente pedem ajuda, pois não gostam de incomodar, preferindo sofrer.

Efeitos positivos da essência – Ajuda as pessoas a desenvolver o respeito por si próprias, a sua força e independência. Devolve a noção de valor próprio e aumenta a capacidade de serem firmes e justas quando necessário. Essência que pode ser verdadeiramente revitalizante.

  • HOLLY (Azevinho ou Mirto-espinhoso – “Ilex aquifolium”) – Característica de pessoas com emoções negativas fortes, como inveja, ciúmes, vingança, raiva ou ódio, que não conseguem evitá-las. Ficam possuídas pelas emoções, corroendo a paz de espírito. Surge muitas vezes após traições. Não se pensa com clareza, imaginando a vingança. Na inveja, o querer ser como os outros começa a dominar o seu espírito. Quanto mais forte estas emoções, maior o desejo de agir de forma negativa.

Efeitos positivos da essência – Este floral é um poderoso curador interno. Ajuda a aliviar a pressão mental e as emoções negativas que se acumulam com o tempo. Aumenta a amabilidade da pessoa para aquela de quem sentiam inveja e desconfiavam, desenvolvendo uma preocupação genuína pelos outros.

  • WALNUT (Nogueira – “Juglans regia”) – Pessoas que são facilmente influenciadas pelos outros, evidenciam um desajuste às mudanças devido aos outros. Pessoas que sentem aquele nervosismo ou vulnerabilidade em alturas de mudança, aquela agitação (Ex: mudança de casa, emprego…), levando a pessoa a sentir-se desorientada e perturbada. Importante nas transições da vida (ex: criança para adolescente, ou depois para adulto…).

Efeitos positivos da essência – Floral específico para a proteção, podendo ajudar a ficar serenos, apesar das influências preocupantes ou perturbadoras. Quando são influenciadas pelos outros, esta essência tenta impedir que sejam desviadas do bom caminho, distinguindo o certo do errado. Pessoas espiritualmente sensíveis que sofrem de energias negativas, podem-se fortalecer com este floral. Útil para profissionais de saúde (terapeutas), protegendo-os de “absorver” as energias dos pacientes.

E desta forma, chegamos ao fim de mais 2 grupos emocionais onde os Florais de Bach nos podem ajudar. Para a semana continuamos nesta busca de informação para o grupo do desespero e desolação.

Até para a semana, com boas energias.

Um abraço do amigo fisioterapeuta/osteopata

João Cardoso

Referências Bibliográficas:
Vennells, David (2015). Guia Completo dos Florais de Bach – 38 essências que curam. Editora: Pergaminho.